viagem-bicicleta-dica-comida-hidratacao

ALIMENTAÇÃO

Em todos os nossos Guias para Cicloturismo e Caminhada você encontrará um capítulo completo com dicas para se preparar para sua viagem. Transcrevemos algumas delas aqui:

É importante frisar sobre a alimentação que seja qual for a atividade física praticada, ela, por si mesma, não aumenta ou diminui a performance do indivíduo.

A alimentação deve ser encarada como algo básico, que serve para prover as demandas energéticas e estruturais do organismo, bem como para manter a regulação homeostática do meio interno (SETTINERI, 1974) através da água e dos eletrólitos (sais minerais). 

Tanto no treinamento como em uma viagem o combustível de nosso corpo deve ser sempre o de melhor qualidade. Basicamente, além das vitaminas e sais minerais, o ser humano necessita somente de três tipos de alimentos:

  • Carboidratos: principal fonte energética do organismo (pães, massas, grãos e raízes);
  • Proteínas: dividem-se em aminoácidos e possuem como função principal a reconstrução constante das células;
  • Óleos ou gorduras: reserva energética para situações quando já se consumiu quase todo o carboidrato circulante no corpo. A gordura também atua como reguladora de diversas funções do organismo, não podendo ser completamente abolida da alimentação.

O melhor é fazer uma boa distribuição de carboidratos, aproximadamente 70%; um pouco de proteína, de preferência vegetal (feijão, soja) ou derivados de leite, 15 a 20%, e o mínimo de óleos, 10 a 15%, devendo-se evitar as gorduras provenientes de animais, de frituras ou ainda as gorduras vegetais hidrogenadas.

Claro, além destes alimentos, ainda temos as vitaminas e os sais minerais que podem e devem ser consumidos em abundância através das frutas e verduras (mesmo desidratadas). 

Nas pedaladas o melhor sistema é comer pouco, várias vezes ao dia, e beber muito líquido no mesmo sistema. Assim mantemos as reservas energéticas e garantimos a reposição de líquidos e sais minerais perdidos no suor, evitando problemas causados pela combinação de uma alimentação exagerada seguida de atividades físicas (com necessidade de sangue no sistema muscular e a concentração de sangue no sistema digestivo, poderá haver uma falta no cérebro causando a congestão ou até desmaio).

Outra dica é o consumir frutas como a laranja para hidratar e energizar, banana, maçã ou pêra para manter o equilíbrio eletrostático (a banana tem mais minerais, mas os minerais existentes na pêra e na maçã são mais fáceis de absorver). Claro, os isotônicos sempre ajudam.

Mesmo com todas as informações do caminho, tenha sempre algum alimento de reserva para emergência, pois a hora da chegada ao próximo abastecimento pode demorar mais do que o esperado.

TREINAMENTOBICICLETA / ACESSÓRIOS / VESTIMENTA / BAGAGEM
CONHEÇA O CONTEÚDO DE NOSSOS GUIAS, LIVROS E DVDs e tenha acesso a informação de qualidade para planejar e executar sua viagem.
compartilhe!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail