ciclista-caminhante-santiago-brasileiro-peregrinacao-minas-gerais-sao-paulo-aparecida

GUIA CAMINHO DA FÉ

Reafirmando nosso compromisso com este projeto tão especial chamado Caminho da Fé informamos que a partir de agora (nov/2013), quem adquirir nosso guia, receberá a atualização referente à nova ampliação do Caminho, de Sertãozinho a Cravinhos.

GUIA CAMINHO DA FÉ - para ciclistas e caminhantes - 3a edição

cicloturismo-peregrinacao-aparecida-viagem-bicicleta

 

Além da atualização de todo o caminho, a 3a edição do Guia Caminho da Fé apresenta nova diagramação. Mais do que uma alteração estética, o guia se tornou mais prático para uso em campo. Saiba mais:

 

FAÇA SEU PEDIDO!

DVD Caminho da Fé

Imagens fotográficas em alta definição, coletadas durante os trabalhos de mapeamento.

Das milhares de pessoas que leram o livro de Paulo Coelho, sou um daqueles que teve a felicidade de realizar o Caminho de Santiago. Seguramente muitos dos que realizaram o Caminho de Santiago se perguntaram: Por que não existe um caminho destes no Brasil?

Pois bem, o Caminho da Fé tem sido reconhecido como a melhor adaptação do Caminho de Santiago no Brasil. Ele já atrai cerca de três mil pessoas por ano entre caminhantes e ciclistas.

Esporte, aventura, paz, conhecimento, introspecção… Cada um, ao pegar seu cajado ou montar em sua bicicleta, parte em busca de algo e certamente encontrará. De nada adianta ficar especulando e nunca dar o primeiro passo, pois só aqueles que realmente percorrem o Caminho aprendem seus ensinamentos…

Com a experiência de anos de peregrinação através do mundo, coletamos neste guia todas as informações que pensamos ser importantes para fazer o Caminho da Fé, do treinamento ao dia a dia das longas caminhadas e pedaladas.

Bon Camino peregrino!
Antonio Olinto e Rafaela Asprino

…emocionei-me. Olinto conseguiu escrever um guia muito especial porque observa história, paragens, pessoas, particularidades com sutileza de um observador que, além de guiar o peregrino, fará com que o desperte para viver a alma do Caminho. Iracema Tamashiro - Diretora da Ass. dos Amigos do Caminho da Fé, 2007

Caminhando em Santiago de Compostela encontramos muitos peregrinos com guias do caminho. O presente guia é exatamente o que nos faltava, com ele o peregrino poderá planejar com segurança todos os dias de sua caminhada. Almiro José Grings -Diretor presidente da Ass. dos Amigos do Caminho da Fé, 2007

COMO FUNCIONA O CAMINHO?

Nos mesmos moldes do Caminho de Santiago, o Caminho da Fé está estruturado em uma linha que passa preferencialmente por caminhos de terra.

Os pontos de início são as cidades de São Carlos – SP (no ramal oeste), Mococa – SP (no ramal norte) e Sertãozinho – SP (no ramal noroeste). Os ramais oeste e noroeste se unem próximo ao distrito de São Roque da Fartura, município de Águas da Prata – SP, e seguem juntos até Aparecida – SP e o ramal noroeste se une ao Caminho na altura de Tambaú. Em 2010 o Caminho foi ampliado, com mais dois pontos de início, Aguaí e Divinolândia.

Todo o percurso do caminho está marcado com setas amarelas e/ou placas informativas. As setas guiam os peregrinos entre as cidades e dentro delas, seguindo até a porta das pousadas que são credenciadas e comprometidas com o projeto do Caminho da Fé. Várias delas oferecem descontos aos peregrinos (não é obrigatório hospedar-se nessas pousadas).

O Caminho é bem sinalizado; existem muitas setas principalmente em lugares relevantes, como os cruzamentos. Elas podem estar pintadas no chão, em postes de luz, muros, cercas, árvores e até cupinzeiros. O guia comenta cada cruzamento relevante e mesmo que o vandalismo ou as intempéries destruam um ou outro sinal, a planilha sempre será um recurso válido.

CREDENCIAL

A credencial é como uma identificação do peregrino, dá direito a descontos em várias hospedagens e serve para colecionar os carimbos que provam a realização do circuito. Ao final, em Aparecida, você poderá solicitar um certificado de conclusão do caminho. O certificado será confeccionado pela própria Igreja.

Seja qual for o ponto por onde se deseje começar o caminho, é importante informar-se onde pode ser adquirida a credencial do peregrino (valor de R$ 5,00), veja uma lista atualizada no site da Associação do Caminho da Fé.

COMO UTILIZAR O GUIA?

Cada capítulo do guia pode ser considerado uma etapa. No capítulo você encontrará: curiosidades do local, empresas de ônibus que servem a localidade, bicicletarias, bancos, pousadas, restaurantes e um mapa da localidade com as vias de entrada e saída em evidência. Além disto, ainda terá o comentário da etapa seguinte, um gráfico com o perfil altimétrico do caminho, um mapa e uma planilha minuciosa do caminho subseqüente, ou seja todas as informações sobre a etapa seguinte a partir da localidade em que está lendo.

Para ajudar na preparação você tem ainda um capítulo inteiro com tudo o que precisa saber sobre equipamentos (para ciclistas e caminhantes, bicicleta e mochila), acessórios, treinamento, alimentação, vestimenta e uma lista do que levar na bagagem.

Confira também a lista atualizada das pousadas do Caminho (dados da Associação dos Amigos do Caminho da Fé).

Veja a reportagem sobre os guias da Mantiqueira e Caminho da Fé, concedida para Renata Falzoni na ESPN

Clique para adquirir o GUIA CAMINHO DA FÉ para Ciclistas e Caminhantes!