GUIA de CICLOTURISMO CIRCUITOS do SUL

 

(clique aqui para assistir aos capítulos disponíveis do documentário)


SOBRE O GUIA

Temos observado que a aventura tem um conceito muito relativo. Aquilo que representava uma aventura quando éramos jovens, hoje já tem outro sabor. A aventura para nós pressupõe um passo a mais para o desconhecido, onde não podemos prever muito bem nossas reações e os resultados.

O Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul pretende apoiar o cicloturista que deseja iniciar suas viagens pelos circuitos de cicloturismo mais bem preparados do país, mas também tem a capacidade de levar aqueles sedentos por aventura a fazer os passos mais belos e desafiadores da Serra Geral, enquanto percorre as belezas dos três estados do sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desde a histórica cidade da Lapa até a turística Gramado.


Primeira edição – ano 2017
Livro: 224 páginas + encarte, em papel reciclato e certificado, formato 21 x 14,5 cm, com espiral


FOLHEIE O GUIA


Mapa dos roteiros do Guia Circuitos do Sul

Dando continuidade ao nosso objetivo de produzir guias para o cicloturista brasileiro percorrer o território nacional, com o Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul pretendemos auxiliar os planejamentos de viagem de bicicleta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para que nossos guias sirvam como linha mestra de grandes viagens por nosso país, desenhamos circuitos de “mão dupla”, ou seja, existem planilhas de ida e volta em todos os caminhos. Além disso, um guia se interliga ao outro para que o cicloturista continue sua viagem pela próxima região.

Sendo assim, o Guia Circuitos do Sul começa no ponto mais ao sul do Guia Paraná I, na histórica cidade da Lapa, e segue rumo Sul até a cidade de Gramado/RS.

Além de levar o viajante no rumo Norte-Sul, decidimos aproveitar a vocação cicloturística desses estados e promover o acesso aos vários circuitos de cicloturismo já estabelecidos na região. Dessa forma, o cicloturista percorrerá regiões de grande beleza, podendo optar por realizar cada um dos seguintes circuitos: Circuito das Araucárias, Vale Europeu, Circuito Costa Verde & Mar, Circuito Dona Francisca (em fase de implantação), Acolhida na Colônia, Circuito Quatro Passos da Serra Geral e Circuito das Cascatas e Montanhas.

O cicloturista poderá percorrer parcialmente um ou mais circuitos, conforme o desejo ou disponibilidade de tempo. Poderá ainda utilizar o guia para traçar um caminho linear mais direto entre Lapa e Gramado, passando pelos três estados do Sul em apenas 763,01km.

Com 1.348,28km de caminhos planilhados, o guia apresenta alternativas, dicas e soluções de roteiros para o cicloturista planejar desde um final de semana prolongado até uma grande viagem de bicicleta, com cerca de 2.340km, passando por todos os circuitos.


FOTOGRAFIAS e DESENHOS

Clique e confira as galerias de imagens captadas nos trajetos do Guia Circuitos do Sul:


CONVERSA SOBRE O GUIA E A REGIÃO MAPEADA
NO PODCAST PEDARILHOS


NÚMEROS DO GUIA CIRCUITOS DO SUL

1.348,28km de caminhos planilhados entre 41 municípios dos 3 estados do Sul do Brasil (946,53km em terra e 401,75km em pavimento)

Trajeto mais curto entre Lapa/PR e Gramado/RS: 763,01km (173,41km em asfalto e 589,60km em terra) – ascendente acumulada: 13.504m / descendente acumulada: 13.308m (sentido norte/sul)

Trajeto mais longo, incluindo os circuitos estabelecidos e o Circuito dos Quatro Passos da Serra Geral: cerca de 2.340km

33 cidades, 46 mapas, 57 gráficos de perfil altimétrico e 82 planilhas


Atenção: Cada um dos circuitos estabelecidos (Circuito das Araucárias, Vale Europeu, Circuito Costa Verde Mar, Circuito Dona Francisca, Acolhida na Colônia, Circuito das Cascatas e Montanhas) tem administrações com princípios e formas de atuação diferentes, não nos responsabilizamos por alterações ou pela eficiência das informações concedidas pelas administrações para realiza-los. Não temos nenhum vínculo com as associações dos circuitos, nosso guia se propõe a levar o cicloturista até um ponto de acesso a cada um destes circuitos. Todas as informações sobre os circuitos deverão ser obtidas diretamente nos sites ou com as instituições responsáveis.

compartilhe!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail