CIRCUITO OESTE

GUIA de CICLOTURISMO PARANÁ I

PONTA GROSSA

Para conhecer a beleza natural do Paraná é necessário seguir para o interior. No Guia de Cicloturismo Paraná I, Ponta Grossa será outro centro de onde partirão esses caminhos.

CASTRO E TIBAGI

Partindo de Ponta Grossa, seguimos o antigo Caminho do Viamão, conhecido como Caminho dos Tropeiros, que fazia a travessia do Sul até a cidade de Sorocaba para comercializar gado e eqüinos. Este caminho nos leva até a cidade de Castro, de onde é possível visitar o Cânion Guartelá, sexto maior cânion do mundo, que faz parte do município de Tibagi.

PRUDENTÓPOLIS

No Guia de Cicloturismo Paraná I o destino mais a oeste do estado é a cidade de Prudentópolis, famosa por suas cachoeiras gigantes e por ser berço da imigração Ucraniana no Brasil. Para chegar até lá passamos pelo município de Ipiranga, que teve sua ocupação a partir do séc XVIII, com as expedições de reconhecimento dos campos paranaenses ente os rios Iguaçu, Ivaí, Tibagi e Paranapanema. O município teve seu desenvolvimento com a chegada de imigrantes europeus e com a produção de erva mate.

CAMINHO DOS TROPEIROS

O último trecho mapeado foi o caminho que liga Ponta Grossa a Curitiba passando pelos municípios de Palmeira, Porto Amazonas, Lapa e Balsa Nova. O percurso de Ponta Grossa a Lapa também faz parte do “Caminho dos Tropeiros”.

FAÇA SEU PEDIDO!

compartilhe!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail