DICAS para VIAJAR de BICICLETA | ENTREVISTA para o BLOG da SPECIALIZED

DICAS para VIAJAR de BICICLETA

DICAS para VIAJAR de BICICLETA

Em maio de 2018 concedemos uma entrevista para o Blog da SPECIALIZED, que foi intitulada “5 DICAS PARA QUEM QUER VIAJAR DE BICICLETA”.


Abaixo transcrevemos na íntegra todas as respostas que enviamos:


SPZ | Como escolher o melhor equipamento para a viagem?

Isso vai depender do estilo de viagem que deseja fazer. Quando falamos de bicicleta para cicloturismo, existem vários pequenos detalhes, como por exemplo: optar por um quadro que ofereça entrada de parafusos para fixação de bagageiros, e tantos outros tão simples como este, mas que fazem muita diferença na prática.

De forma geral, acreditamos que resistência deve ser mais importante que performance, ou seja, peças muito leves podem ser delicadas demais para uma grande viagem de bicicleta. Por outro lado, é mais importante possuir equipamentos de fácil manutenção e disponibilidade de peças de reposição em um canto qualquer do planeta, do que aquele equipamento de última tecnologia, que só se encontra em grandes centros populacionais. Busque os equipamentos médios e já consolidados no mercado para ficar mais protegido e sossegado em uma viagem.

DICAS PARA VIAJAR DE BICICLETA
Local da imagem: Chah Malek, no deserto de Kavir, Irã.

SPZ | Quais são os acessórios mais importantes?

Vários: bagageiros, alforjes, bolsa de guidão, espelho retrovisor, um bom equipamento de camping… (leia mais sobre acessórios para cicloturismo clicando aqui)


SPZ | Como organizar a rota?

Acreditamos que a rota deve ser escolhida pela inspiração. Busque dentro de você mesmo o que mais lhe agrada conhecer. Se precisar, procure inspiração em guias, fotos e vídeos de regiões. Estude se é possível e agradável viajar por estas regiões em uma bicicleta, como desviar dos eventuais problemas e melhor aproveitar as vantagens da região.

Conforme for pesquisando, se seus sonhos começarem a crescer, esta é a rota que deve seguir.


SPZ | O que não pode faltar de jeito nenhum na bagagem?

Nós gostamos de viajar acampando da forma mais autônoma possível e com tempo de sobra, dessa forma nos sentimos realmente livres. Para isso, temos que levar tudo que nos faça sentir confortáveis na viagem. Pode parecer pesado, mas isso nos dá segurança de ficar em qualquer local e pedalarmos com o mínimo de estresse possível (confira todas as dicas de bagagem para cicloturismo clicando aqui).

DICAS PARA VIAJAR DE BICICLETA

SPZ | Como diminuir o peso do que você leva?

Isso é um grande aprendizado, que pode ser muito difícil para quem vive em um mundo tão consumista, mas numa viagem autônoma de bicicleta qualquer um aprende rapidamente.

Nos primeiros 1000km pedalados na volta ao mundo de bicicleta percebi que, como tinha que carregar tudo o que precisava, aquilo que não utilizava acabava jogando fora. Logo aprendi que poderia viver com uma quantidade menor de objetos, e isso fazia com que eu pudesse pedalar mais e ir mais longe. Os próximos 1000km me ensinaram que eu precisava de ainda menos coisas para ser feliz.

Todo mundo erra no começo, quanto mais rápido for aprendendo com o caminho, mais leve vai andar. Só não se esqueça do macete dos restaurantes por quilo… Eles sempre te oferecem um grande prato para que você tenha vontade de enchê-lo. Nós só levamos alforjes traseiros, pois quanto mais espaço, mais queremos carregar… 🙂

DICAS para VIAJAR de BICICLETA
Local da foto: Cânion do Rio Aras, próximo a Karakurt, Turquia.

SPZ | Qual foi a rota mais difícil que vocês já fizeram?

Esta é fácil responder! Sem dúvida foi a Rota das Lagunas , no Sul de Lipez, Bolívia, em pleno inverno altiplânico: um terreno pedregoso ou arenoso, sem estradas, só caminhos feitos por 4×4, com pouca água (tínhamos que carregar água para 2 dias), quase sem comida (tínhamos que carregar comida para 10 dias), altitude por volta dos 4500m, podendo chegar quase a 5.000m e, por fim, para coroar tudo, temperaturas que chegaram a marca de -23°C.

DICAS PARA VIAJAR DE BICICLETA
As estradas que mais parecem um “campo recém arado” no Sul de Lipez, Bolívia.

SPZ | Já têm uma nova viagem programada?

Agora, continuando nossa parceria com a Specialized, faremos uma aventura dentro do Brasil.

A partir de junho começaremos os trabalhos de levantamento e mapeamento de um novo Guia de Cicloturismo, dando continuidade aos circuitos de nossos Guias a partir da cidade de Diamantina-MG, até a Chapada da Diamantina-BA, atravessando a pouco divulgada Serra do Espinhaço.

Logo teremos novidades deste circuito para divulgar.


SPZ | Tem o sonho de pedalar em algum lugar que não foi ainda?

Sim… muitos… Uma das coisas boas do cicloturismo é que ele pode ser praticado até idade avançada… 🙂 É perigoso para um homem de 70 anos jogar futebol de verdade. Por outro lado, estamos com 51 e 43 anos e acreditamos que ainda temos mais de 20 anos para viajar muito por este belo mundo que a bicicleta nos mostra.

DICAS PARA VIAJAR DE BICICLETA
Encontro com Eddy, um cicloturista belga de 65 anos que estava percorrendo a região de Ladakh, nos Himalaias Indianos. Isso foi em 2013. Mantemos contato com ele, que segue viajando de bicicleta pelo mundo.

Leia mais sobre DICAS de CICLOTURISMO aqui em nosso site, ou então em nossos LIVROS, GUIAS e DOCUMENTÁRIOS.


Conheça nosso LIVRO DE PREPARAÇÃO PARA UMA GRANDE VIAGEM DE BICICLETA e tenha acesso a CONTEÚDO de QUALIDADE para PLANEJAR e EXECUTAR sua VIAGEM de BICICLETA.