BREGA É….

Matéria sobre ESPELHO RETROVISOR no CICLOTURISMO, publicada na 4a edição da Revista Bicicleta . 

importância do uso do espelho retrovisor no cicloturismo

BREGA É…!

Tenho dificuldade de falar sobre equipamentos de segurança; em nossa moderna sociedade de consumo vejo que o instinto de sobrevivência é estimulado através da “venda de segurança” em forma de equipamentos de proteção cada vez mais sofisticados.

Por outro lado, em meu dia a dia converso com as pessoas sempre tentando fazê-las perder o medo das coisas simples que a rigor não são perigosas. Hoje gostaria de levantar um tópico pouco falado e o qual reputo de suma importância para todos os que utilizam a bicicleta.

Segundo o artigo 105, VI do Código de Transito Brasileiro (ainda em vigor), todas as bicicletas tem que ter os seguintes equipamentos: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Estes são os equipamentos de segurança obrigatórios, agora me diga: quantas das personalidades do mundo ciclístico ou colegas de passeio utilizam espelho retrovisor e simplesmente cumprem a lei?

espelho retrovisor de bicicleta, esteriótipo do brega

Claro, tem sempre um famoso que utiliza, lembra da contra capa do CD “Vô Imbolá” de Zeca Baleiro? Acho que esta é a visão geral do uso do espelho retrovisor em nosso país.

Você pode achar um monte de discussões sobre uso ou não de capacete. Em vários passeios ciclísticos é obrigatório a utilização de capacete justamente para difundir o uso, mas espelho retrovisor… Vejo que o povo nem comenta, simplesmente ninguém utiliza e pronto.

Qual é o lado correto de pedalar em uma estrada?… O lado esquerdo para poder ver melhor os carros? Errado, o lado correto de pedalar é o direito, como todos os outros veículos, pois via de regra todos utilizam espelho retrovisor.

No fundo este item simples é que faz a diferença entre o ciclista e o pedestre que, segundo o Código (art. 68, § 3º do C.T.B.), deve caminhar no sentido contrário dos veículos, pois não tem a capacidade de ver o que se passa atrás sem perder a visão do que está acontecendo à sua frente.

Usando o espelho retrovisor no cicloturismo podemos acompanhar perfeitamente o comportamento do motorista em sua aproximação. Dá para saber se ele é educado e está cumprindo a lei reduzindo a velocidade e tomando distância para uma ultrapassagem segura. Se observamos que o motorista está em linha de colisão e é do tipo “serial-killer”, podemos acompanhar a aproximação pelo espelho enquanto escolhemos um ponto seguro de fuga, evitando buracos ou desníveis no acostamento.

– Mas Olinto, eu consigo escutar o carro se aproximando.

Sim, mas quando vemos um carro à nossa frente confundimos o som com o carro que vem atrás de nós e o espelho pode revelar se os motoristas vão ou não respeitar o espaço do ciclista na via. Quem viaja de bicicleta sabe que é comum pedalar muito tempo em uma estrada vazia e de repente vir dois carros de uma só vez em sentidos opostos.

Gosto de utilizar o exemplo dos carros: cada vez mais eles vem com equipamentos de proteção como freio ABS e air-bags, mas a rigor isso só aumenta a sensação de segurança e o motorista se arrisca mais e mais em altas velocidades. Bastaria andar mais lentamente e nada disso seria necessário. Na Suécia somente com o limite de velocidade baixado para 30 km/h em áreas residenciais é que puderam chegar ao nível de acidentes próximo de zero.

Mais que um equipamento que faça o ciclista se sentir seguro, usando o espelho retrovisor no cicloturismo podemos evitar acidentes ou situações de perigo.

Você já viu alguma bicicleta com direção hidráulica? Claro que não, afinal, para virar uma bicicleta é só olhar para o lado, seu corpo se inclina e pronto, a curva está feita. Pois é exatamente o que acontece quando o ciclista vira o rosto para trás, o cerebelo se move e é ele que dá equilíbrio ao corpo puxando a bicicleta para o lado.

Vamos analisar um caso prático e corriqueiro, algo que pode acontecer em uma via pública urbana ou rural: o barulho do veículo aumenta junto com a tensão do ciclista que resolve dar uma rápida olhada para trás. Qual lado você vira a cabeça? Para a esquerda, daí a bicicleta vai virar para o mesmo lado, ou seja, de contra ao veículo que não vai lhe dar passagem. O que estava ruim fica pior, pois quando o ciclista volta o olhar para frente se depara com um buraco e tem que escolher onde passar.

Toda esta tensão pode não existir com a utilização do espelho retrovisor, pois não perdemos este lapso de tempo na olhada para trás nem a retilinearidade.

Percebemos com antecedência que o motorista não vai desviar, deixando para o ciclista somente poucos centímetros ao lado da calçada, neste caso, o melhor é parar a bike evitando o bueiro quebrado à nossa frente. Ao invés das dores de uma queda, sentiremos somente o lamento pela irresponsabilidade e ignorância do motorista.

Falando em dor, o que mais me dói em tudo isso é quando penso na causa da não utilização de um espelho retrovisor no cicloturismo. Será que é por que é caro? Deve custar mais de R$ 100,00? Comprei até por R$ 1,99. Será que é por que é difícil de achar? Não. Será que é por que ele não é aerodinâmico? Existe espelho até para fixar no capacete ou nos óculos.

No fundo acho que não se utiliza simplesmente por que não é moda utilizar, assim como para-lama ou campainha, comuns em qualquer país desenvolvido onde as pessoas utilizam a bicicleta como transporte.

IMPORTÂNCIA DO USO DO ESPELHO RETROVISOR no cicloturismo

Não gosto de ameaças do tipo, se não utilizar vai sofrer um acidente, ou do tipo você é louco se não utiliza. Acredito que os maus pensamentos trazem reflexos assim como bons pensamentos, entretanto gostaria que pensasse sobre o tema. Se encontrar uma resposta do tipo: não utilizo, pois ele perde a regulagem facilmente, transporte esta resposta para seu automóvel, você retiraria o espelho do carro por que ele perde regulagem ou você coloca outro que funcione? Por favor, seja sincero, são só pensamentos.

Se não conseguir responder, experimente utilizar um espelho retrovisor. Caso você esteja com dificuldades de comprar um bom espelho ou o dono da sua bicicletaria está te enrolando para trazer um, vá a uma loja de motos, lá os motociclistas já tomaram esta consciência e não saem sem um bom espelho que pode ser facilmente adaptado à bike. Mesmo que nunca se depare com situações de risco, verá que ele serve também para evitar torcicolo.

Se alguém te tirar o sarro, você pode calmamente explicar todas estas razões ou simplesmente dizer bem alto: Brega é…!


Conheça o conteúdo de nossos LIVROS e GUIAS e tenha acesso à INFORMAÇÃO de QUALIDADE para PLANEJAR e EXECUTAR sua VIAGEM de BICICLETA