PLANEJAMENTO X TEMPO

PLANEJAMENTO X TEMPO

Apaixonado por cicloturismo que sou, costumo enfatizar as vantagens de uma viagem de bicicleta. Entretanto, devo reconhecer que, viajando em uma velocidade natural, ou seja, numa velocidade em que temos a possibilidade de absorver todas as nuances do mundo ao nosso redor, necessitamos de mais tempo do que quando utilizamos um veículo automotor. Quanto mais restrito o tempo, maior a necessidade de planejar. O cicloturista só pode planejar bem sua viagem com informação de qualidade, o que é raro.

(…)

Imagine um dia ideal… Caminho reconhecidamente plano, com asfalto bom, temperatura agradável, vento a favor. Você acorda disposto e o planejamento para o dia é fazer uns 100 km em sete horas, a 15 km/h, passando pelas cidades A, B e C. Assim, pedala por mais de uma hora até fazer sua primeira parada de descanso. Ao seu lado senta um senhor simpático, que começa a contar belas e interessantes histórias da região.

Depois de cinco minutos, você deveria seguir pedalando para cumprir seu cronograma ou continuar a conversa? Qual o objetivo de uma viagem? Onde está o objetivo: chegar na cidade C ou viver, conviver e aprender com a região? Sempre que falo de planejamento em cicloturismo, enfatizo que tudo é muito simples apesar de não ser fácil. O cicloturista pode usar sua energia para viver a viagem e não simplesmente executar um plano de viagem.

Esta flexibilidade só é possível com tempo. Todos nós temos 24 horas de tempo por dia, e mesmo assim, o tempo tem sido considerado o bem mais caro do homem moderno. Por isto, quando planejar uma viagem de bicicleta, seja generoso consigo mesmo e entregue a você mesmo aquilo que já é seu – o tempo necessário para viver a intensidade de uma viagem de bicicleta.


Em breve publicaremos o texto na íntegra


Este artigo foi publicado na REVISTA BICICLETA – Edição 05 – abril/ maio/ 2011.


Saiba mais sobre planejamento e preparação em nosso livro de “PREPARAÇÃO PARA UMA GRANDE VIAGEM DE BICICLETA”.