Roteiro 01 | Circuito Paranapanema | Itararé
Roteiro 01 | Circuito Paranapanema | Itararé
Com este roteiro inauguramos nosso primeiro Circuito num novo modelo, para que você possa conhecer, de forma prática, lugares especiais, pouco explorados turisticamente. Este Circuito terá uma sequência de roteiros que formarão juntos uma grande volta na Represa de Chavantes, compreendendo os Rios Paranapanema e Itararé, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná.
Obs.: As informações detalhadas e dicas de planejamento para percorrer este roteiro estarão disponíveis no formato digital para nossos apoiadores no APOIA.se ou para os Membros no nosso Canal do YouTube até 31/01/22. Para saber mais e adquirir os Mini Guias Digitais do Circuito, clique aqui.
Assista ao vídeo para conhecer o Roteiro 01 do Circuito Paranapanema | Itararé. Se preferir, leia o texto e veja as fotos logo abaixo:
Sobre o Roteiro 01 do Circuito Paranapanema | Itararé
No Roteiro 01 do Circuito Paranapanema | Itararé o viajante poderá vivenciar um pouco da história, cultura e belezas naturais da região, atravessando três municípios paulistas: Ipaussu, Bernardino de Campos e Timburi.
O ponto de partida dessa primeira etapa é a cidade de Ipaussu (na língua indígena, Ilha Grande), a 350 km a sudoeste de São Paulo. Claro, você pode achar que é bairrismo da nossa parte começar um trajeto justo na cidade que o Olinto nasceu… mas não é!
Entre todas as cidades do Circuito, Ipaussu é a que oferece melhor acesso de quem vem do norte ou sul do país. Além de belas praças e do lago, Ipaussu tem um Camping Municipal que poderá ser seu primeiro pernoite ao chegar na região.
Poucas pedaladas, e já chegamos na primeira atração!
Seguindo para Bernardino de Campos, após alguns quilômetros de pedaladas pela estrada que corre ao lado da Ferrovia Sorocabana, chegamos à Fazenda Palmeiras.
A importância desta propriedade na época de glória do café pode ser percebida pelas proporções das construções: o terreiro de secagem do café, a sequência de palmeiras que conduz ao belo casarão, cinema e capela, toda a estrutura de preparação, armazenamento e escoamento do café, com direito a ponto de parada do trem que ia para o porto de Santos e uma bomba de gasolina. Lembre-se que estamos falando do começo do século XX. Infelizmente a cultura do café foi substituída pela cana-de-açúcar em toda região, obrigando as pessoas a abandonar o campo e buscar trabalho nas cidades.
Do outro lado do Rio Paranapanema
Voltando à estrada mantemos a pedalada suavemente inclinada até a cidade de Bernardino de Campos, onde deixamos o leito da Sorocabana e passamos a pedalar rumo sul, descendo até a ponte sobre o rio Paranapanema. No primeiro grande trevo da estrada bucólica que corta a montanha do outro lado da represa, você terá a opção de visitar uma cachoeira, pedalando por uma estrada de terra, ou seguir direto pelo asfalto para chegar a Timburi (para visitar a cachoeira é preciso agendar com antecedência).
Chegando à pacata e bela Timburi os amantes da natureza poderão pedalar um pouco mais e acampar às margens da represa de Chavantes, no Camping Municipal. Quem optar por este trajeto poderá apreciar uma bela vista da represa e também as formações rochosas à direita da pista, pertencentes à Fazenda Himalaia.
Certamente será um final de dia lindo, pois o pôr do sol nessa estrada é simplesmente único!
Caso queira estudar mais sobre planejamento, preparação e equipamentos para a prática do cicloturismo e de camping, sugerimos a leitura do livro 7 Passos Andinos + Preparação para uma grande viagem de bicicleta.
Veja algumas fotografias do Roteiro 01 do Circuito Paranapanema | Itararé
Adquira nossas publicações e tenha acesso a conteúdo de qualidade para planejar e realizar suas aventuras em bicicleta: