Travessia do Raso da Catarina: Cicloturismo na região mais seca do Brasil
Travessia do Raso da Catarina, de Canudos a Paulo Afonso/BA, pela da única reserva de Caatinga do mundo, considerada a região mais seca do Brasil.
Neste roteiro, o Açude de Cocorobó, e o Rio São Francisco se conectam, numa incrível travessia de mais de 220 km de estradas de terra e areia pela região mais seca do Brasil, o Raso da Catarina.
Raso, significa platô, planície. Mas não se engane… o clima semiárido, quente e seco, com altas temperaturas, somado aos bancos de areia na estrada, espinhos da vegetação e a distância sem pontos de abastecimento, transformam este roteiro em um dos mais desafiadores de todo o Circuito Sertão do Nordeste. Tudo isso certamente impõe estratégias e cuidados específicos ao viajante (veja mais detalhes nos vídeos da série e no mini guia “Raso da Catarina”).
Espalhados aqui e ali, os pequenos povoados da região oferecem a experiência antropológica única de interagir com pessoas que aprenderam a conviver com a adversidade do semiárido, os descendentes de uma terra que serviu de esconderijo para os cangaceiros e o bando de Lampião.
Refúgio das araras-azuis-de-lear, dos índios Pankararé e de mais de 380 espécies endêmicas de flora, a vida que pulsa na caatinga acompanha o viajante como um jardim sem fim, árido, mas que pode entregar o sustento para o corpo e para a alma daqueles que aprenderem a reconhecer suas sutilezas.
Seja bem-vindo ao sertão, em seu estado mais puro!
Obs.: Para ter acesso às informações detalhadas para percorrer este roteiro, faça parte de nossa rede no APOIA.se ou Membros no nosso Canal do YouTube. Ou então adquira o Mini Guia Digital em nossa loja virtual.
Para ir fundo na preparação para realizar uma viagem de cicloturismo de aventura, adquira nosso Manual de preparação para uma grande viagem de bicicleta.
Assista à série de vídeos sobre todo o Circuito Sertão do Nordeste, com a travessia do Raso da Catarina:
Veja algumas fotografias da a travessia do Raso da Catarina: