GUIA ESTRADA REAL CAMINHO DOS DIAMANTES
Assista aos vídeos com imagens captadas durante o mapeamento para a elaboração do Guia Estrada Real Caminho dos Diamantes para Ciclistas e Caminhantes:
Adquira o GUIA ESTRADA REAL CAMINHO DOS DIAMANTES e tenha acesso à informação de qualidade para planejar e executar sua viagem:
SOBRE o CAMINHO DOS DIAMANTES da ESTRADA REAL
Em 1726, boa parte do ouro de Minas Gerais já havia sido descoberto e o estado era o mais populoso do país. Bernardo da Fonseca foi um dos primeiros a perceber que aquelas pedrinhas duras que as pessoas costumavam utilizar para contar os pontos no jogo de cartas na verdade eram diamantes brutos.
Nossa produção de diamantes à época foi tão grande que fez o valor do quilate baixar cerca de 75% no mercado mundial. Uma parte desta riqueza ficou no solo onde brotou, mas não é cotada na bolsa conforme o preço da onça-troy, mas sim pelo apreço a monumentos e até cidades inteiras tombadas pelo Patrimônio Nacional e Mundial.
Convidamos o viajante do século XXI a conhecer estas riquezas percorrendo o caminho antigo entre dois Patrimônios da Humanidade, Ouro Preto e Diamantina. Orientando-se por monumentos naturais como a Serra do Caraça, do Tabuleiro e Espinhaço, que balizam o caminho desde a época dos primeiros exploradores, além de história o guia apresenta um roteiro cheio de desafios e belezas para os que se propuserem a viver esta aventura a pé ou de bicicleta.
Primeira edição – ano 2013
Livro: 140 páginas + encarte, em papel reciclato, formato 21 x 14,5 cm, com espiral
ATENÇÃO:
O que são Guias de Cicloturismo? Como funcionam? Para quem são dirigidos? Clique aqui para assistir aos vídeos onde comentamos sobre o conteúdo destes verdadeiros companheiros de viagem!
Neste guia você encontrará todas as informações necessárias para planejar e percorrer o Caminho dos Diamantes, desde o treinamento, preparação, alimentação, equipamentos, etc. O viajante poderá escolher em qual sentido prefere realizar o trajeto: Ouro Preto à Diamantina ou Diamantina à Ouro Preto. São 138 páginas (sem propagandas) mais um encarte, tudo em papel reciclato, 22 gráficos com o perfil altimétrico de todo o caminho, 426 km de percurso detalhados em 42 planilhas minuciosas, 25 mapas de cidades e localidades que irá atravessar, 6 mapas regionais específicos e um mapa geral de todo o circuito, sempre apoiando seu percurso e planejamento. Tudo isso para que tenha mais liberdade de escolha e autonomia, inclusive com sugestões de rota de fuga e atalhos. Conforme a disponibilidade de tempo, o viajante poderá optar por reduzir o circuito tomando atalhos e concluir o circuito em 373 km.
Como é característico em uma viagem em bicicleta, vemos um pouco de tudo. De asfalto plano e lisinho a duras subidas em terrenos adversos, grandes e movimentadas cidades e pequenas localidades esquecidas no tempo. Toda a beleza dos contrastes de um país continental com diversos tipos de vegetação e serras homéricas. Reconhecemos nossas riquezas naturais, nossa história, chegando perto, como nunca, de um povo maravilhoso que vive neste país chamado Brasil.
O cicloturista tem a oportunidade de enfrentar os mesmos obstáculos dos primeiros desbravadores, pois as montanhas ainda estão lá e representam o que há de mais original no caminho, nunca mudaram desde o descobrimento.
As dificuldades do caminho costumam trazer as melhores lições. O sacrifício para vencer os obstáculos no trajeto fazem a viagem transcender o turismo convencional e a recreação pura e simples, passando para um processo introspectivo rumo a riquezas reais como o autoconhecimento e a capacidade de se superar e seguir, com liberdade, seu próprio caminho.
Adquira o GUIA ESTRADA REAL CAMINHO DOS DIAMANTES e tenha acesso à informação de qualidade para planejar e executar sua viagem:
VÍDEO sobre o CONTEÚDO do GUIA ESTRADA REAL CAMINHO dos DIAMANTES
Advertência aos Caminhantes: Assim como o Caminho da Fé o Caminho dos Diamantes pode ser percorrido a pé. Entretanto, não é um caminho tão bem estruturado como o Caminho da Fé, o que demanda estudo, preparo e estratégia do caminhante. Em nosso guia você encontrará tudo o que precisa para preparar sua viagem, com dicas desde o treinamento até uma lista do que levar. Se restarem dúvidas, não hesite em nos escrever: CONTATO.
ATENÇÃO! Este não é um guia dos Marcos do Instituto Estrada Real. Não conhecemos nem reconhecemos os parâmetros daquelas marcações. Observamos em nossa pesquisa parâmetros históricos e turísticos com o intuito de traçar um roteiro para um caminhante ou um cicloturista percorrerem o que era conhecido no séc XIX como a “Grande Estrada Real de Vila Rica ao Tijuco” (atuais Ouro Preto e Diamantina). A cada etapa do guia o viajante saberá as razões históricas e/ou práticas que nos levaram a decidir por este ou aquele caminho.
Para saber mais sobre a pesquisa histórica do caminho leia “O Caminho Velho da Estrada Real em poucas palavras”. Assista também à entrevista com Áttila Godoy – “Estrada Real, a verdadeira história”.
Alguns números do Guia Estrada Real Caminho dos Diamantes:
Distância total planilhada: 426,88 km
Calçamento: 142,31 km / Terra: 284,27 km
Distância mínima utilizando os atalhos: 373,36 km
Ouro Preto – Diamantina
Aclive total: 10.595 metros
Declive total: 9.529 metros
Diamantina – Ouro Preto
Aclive total: 9.529 metros
Declive total: 10.595 metros
Conheça um pouco mais sobre parte deste trajeto nos artigos:
Seguindo os roteiros dos Guias de Cicloturismo, já é possível atravessar nosso Brasil em mais de 7000 km mapeados. Para ter uma ideia das conexões, veja o MAPA GERAL DE ROTEIROS MAPEADOS.
ADQUIRA NOSSOS GUIAS e LIVROS e tenha acesso a informação de qualidade para planejar e executar sua viagem.