BAGAGEM PARA O CAMINHO DE SANTIAGO

O que levar em uma viagem de bicicleta? Aqui listamos tudo o que carregamos na bagagem para o Caminho de Santiago, durante uma viagem em bicicleta de 20 dias. Com exceção do saco de dormir e alguns itens de documentos, esta mesma lista pode servir para viagens médias e curtas onde se pretende pernoitar em pousadas (Caminho da Fé , circuitos da Estrada Real, Circuito Vale Europeu, Roteiros do Guia Paraná, Serra da Mantiqueira, etc…).

(Para um check-list de bagagem para viagens longas ou onde se pretende acampar pelo caminho, clique aqui.)


Documentos: passaporte/ passagens/ RG/ dinheiro (euros e alguns reais)/ credencial do peregrino/ cartões de crédito e débito/

Roupas: 1 calça para pedalar/ 1 calça que vira bermuda/ 1 calça para dormir/ 1 blusa segunda pele/ 3 camisetas de manga curta/ 1 manguito/ 1 camiseta de manga longa quente/ 1 blusa de frio com capuz/ 1 capa de chuva/ 1 lenço de cabeça/ 1 luva de dedo longo/ 1 bota/ 1 chinelo (croks)/ 1 polaina (proteção de calçado para chuva)/ 2 tops/ 4 calcinhas / 2 meias comuns/ 1 meia grossa – Lavar a roupa todos os dias garantiu que, mesmo com poucas peças, nos mantivéssemos limpas durante todo o percurso.

Higiene e primeiros socorros: escova e pasta de dentes/ fio dental/ toalha de secagem rápida/ desodorante/ sabonete e saboneteira/ shampoo/ cotonete/ papel higiênico/ liquido antisséptico/ fita microporosa/ protetor solar/ kit para ciclo menstrual (coletor menstrual)/ protetor auricular/

Equipamentos: saco de dormir (temperatura de conforto +5 graus)/ canivete suíço/ agulha e linha/ máquina fotográfica + carregador/ mini tripé/ pen drive/ diário/ guia do caminho e mapas/ caneta/ lanterna de cabeça/ cadeado para bicicleta/ cadeado para armário/ óculos de sol fotossensível/ odômetro/ smartphone + carregador – O saco de dormir é um equipamento importante para quem pretende pernoitar em albergues. Mesmo no verão em algumas localidades pode fazer muito frio e na maioria dos albergues não há mantas nem cobertores.

Ferramentas: com facilidade de encontrar bicicletarias pelo caminho, essencialmente carregamos as ferramentas necessárias e suficientes para desmontar e montar as bicicletas, efetuar manutenções que temos prática e alguns itens para eventuais “gambiarras” emergenciais: bomba/ kit de remendo de câmara de ar/ 1 câmara de ar reserva/ chave de corrente/ remendo de pneu/ kit de chaves para bicicleta/ parafusos reserva/ algumas abraçadeiras de nylon/ pedaço de fita silver tape/

Bolsas e suportes: bolsa de guidão impermeável/ 1 alforje impermeável de 36L/ bolsa de quadro impermeável para ferramentas/ bagageiro traseiro/ suporte para garrafa de 2L/ bolsa de cintura para máquina fotográfica/ bolsa de cintura para documentos e dinheiro/ espelho retrovisor/ suporte para bicicleta (pezinho) – A interferência no equilíbrio e desempenho da pedalada ao utilizar apenas um alforje é irrelevante. Ao contrário, nos trechos onde tivemos que empurrar a bicicleta, ficou muito mais fácil sem o alforje do lado esquerdo.

Cálculo do peso:

Bicicleta + suportes: 13,9 kg

Alforjes + bolsas com todo equipamento (incluindo a roupa do corpo) e ferramentas: 8 kg

Bolsa de cintura com equipamento fotográfico: 1,3 kg


IMAGENS E PERCURSO DO CAMINHO DE SANTIAGO


CONHEÇA O CONTEÚDO DE NOSSOS GUIAS e LIVROS e tenha acesso a informação de qualidade para planejar e executar sua viagem.


Está procurando uma loja especializada para adquirir seus equipamentos? Nós sugerimos a Loja Virtual Pedarilhos, dos amigos cicloturistas André Costa e Ana Vivian, pioneira no comércio eletrônico de equipamentos e acessórios para Cicloturismo e Aventura ao ar livre no Brasil.