Espaço interno do motor home | como projetar
Planejamento arquitetônico para espaço interno do motor home
Será que é muito apertado viver no motor home?
Hoje vamos falar sobre a importância de fazer o planejamento arquitetônico para o motor home e como fazer para escapar do sofrimento de viver num espaço tão apertado.
Este é o último tema que vamos abordar sobre motor home, mas talvez seja o mais importante de todos. Clique na imagem para assistir ao vídeo com este conteúdo. Se preferir, leia o texto a seguir:
Planejar a arquitetura pode transformar o espaço interno do motor home e sua vida, pois você ficará muito tempo nele: a configuração e dimensionamento do espaço vai determinar sua qualidade de vida enquanto vive na estrada.
Nós já comentamos no vídeo sobre a escolha do veículo que é muito importante você imaginar como será o seu dia a dia na estrada. O mesmo vale para determinar e dimensionar os espaços internos.
Muitas das nossas escolhas no planejamento arquitetônico para este motor home foram baseadas em nossa experiência com nosso motor home anterior, montado em um veículo Ivel.
Como nós moramos 100% no motor home, além de ser confortável e prático para viver, ele precisa ser confortável e prático para trabalhar, o que significa ter espaço privilegiado para as bicicletas e espaço bem dimensionado para trabalho de escritório.
Depois de estabelecer as prioridades, é hora de definir e dimensionar os espaços.
Para ter a real noção das medias, nós contamos com o apoio do pessoal da Itu Trailer. Lá na loja eles tem muitos trailers e motor homes a venda, então entrávamos nos vários ambientes, víamos o que pra gente estava bom e tirávamos as medidas, calculando o espaço ideal nós.
DICA: se não puder fazer isso, uma forma interessante de conferir se o seu dimensionamento está correto é desenhar com giz a planta baixa no piso do veículo, e levantar as paredes com papelão, como uma maquete em tamanho natural.
Mas atenção: no projeto final, lembre-se de considerar a espessura das paredes internas, diferenças na altura depois da aplicação piso, forro e isolamento das paredes do carro.
“O vazio é onde a vida acontece” (do conceito “Ma” da arquitetura oriental)
Podemos dizer que o princípio do valor do que não está construído é que norteou o planejamento arquitetônico para nosso motor home: o vazio é que dá a real noção do seu espaço amplo.
Buscamos aplicar esse princípio para a solução de cada demanda:
– Corredor – largo o suficiente para preservar a liberdade de duas pessoas passarem ao mesmo tempo.
– Altura do forro suficiente para ficar em pé no carro.
– Cama confortável, sempre montada, com espaço no comprimento, largura e altura.
– Mesa de trabalho e assentos bem dimensionados para ficar o dia todo no computador, se for necessário.
– Janela grande na sala e vidro na porta, de forma que nos dias de chuva a gente possa olhar para fora e ter a sensação de amplitude do espaço.
– Cozinha completa, com pia bem dimensionada, fogão com forno cozinha completa e coifa artesanal, pois diariamente fazemos nossa comida.
– Praticidade para lavar roupa (para saber mais sobre nosso sistema, CLIQUE AQUI e assista ao vídeo sobre a máquina de lavar)
– Banheiro confortável, com a privada para fora do box.
– Dois furos para sair a água do banheiro (falamos mais sobre o chuveiro e sistema de água no vídeo específico, CLIQUE AQUI para assistir).
– Armários – optamos por não ter muitos armários para não acumular tanta coisa, ao mesmo tempo, com funções específicas para organizar melhor o que precisamos carregar.
– Iluminação – escolha do sistema para economia de energia e cálculo de quantidade e distribuição para cada ambiente.
– Espaço para aquilo que é especial para o dia a dia, no nosso caso, lugar para deixar as bicicletas protegidas de furto e sujeira, com acesso fácil para uso diário. Espaço na porta de entrada para apoiar o que vamos levar no pedal e para quando chegamos com roupa suja e molhada. No caso, nosso motor home tem piso de fibra, o que o torna mais prático, sendo assim, não precisamos ter tanto cuidado se molhar.
Hora de desenhar
Com tudo isso em mente, fizemos alguns desenhos com diversas opções de layout, considerando o dimensionamento preexistente da estrutura do carro, pois é nela que as paredes internas e armários serão fixados. Felizmente este carro tem um distanciamento entre as estruturas que ajudou, minimizando a necessidade de montagem de estruturas auxiliares.
Clique aqui pra baixar a planta do projeto final. Claro, durante a execução houve alterações, mas a base de toda a montagem foi essa.
Depois disso, foi “só” por a mão na massa para transformar o que estava no papel em uma verdadeira maquete 1:1.
Como último comentário, gostaríamos de lembrar que além do dimensionamento dos armários e de tudo o que tem dentro do motor home, o que torna tudo mais espaçoso é a troca de valor de quem decide viver na estrada e possuir o maior quintal do mundo…
Isso sem falar que a gente nem precisa aparar a grama!
“A virturde do vazio”
O oleiro faz um vaso, manipulando a argila, mas é o oco do vaso que lhe dá utilidade.
Lao Tse
Paredes de um quarto são massas com portas e janelas, mas somente o vazio entre as elas dá utilidade ao aposento.
Dessa forma, o ser produz o útil, mas é o não-ser que o torna eficaz.
Assim são as coisas físicas, que parecem ser o principal, mas o seu valor está no metafísico.
O tema da arquitetura do motor home fecha a websérie onde contamos tudo o que vivemos nesses mais de 20 anos de vida nômade.