Formas de conseguir eletricidade no MOTOR HOME | TESLA e THOMAZ EDISON juntos para possibilitar a VIDA NÔMADE

formas de conseguir eletricidade no motor home | TESLA e THOMAZ EDISON JUNTOS para POSSIBILITAR a VIDA NÔMADE

Encontrar soluções simples para os problemas do dia a dia é um grande desafio, ainda mais vivendo como nômades. Pensar nas diferentes formas de conseguir eletricidade no motor home, elaborar um sistema e escolher os equipamentos, para nós, é a chave para ter autonomia na vida na estrada.

Assim como ouvimos falar na briga de tecnologia 5G de celulares, houve, no final do século 19, uma grande briga entre Thomas Edison e Tesla. Edison é o da lâmpada mesmo, mas o Tesla não é o do carro.

Edison defendia que a eletricidade tinha que ser de corrente contínua, tipo a da bateria do carro. Tesla defendia que o padrão deveria ser de corrente alternada, como é nas casas atualmente. Bem você já deve imaginar quem ganhou esta briga…

Eletricidade pode ser um tema chato e subjetivo. Além de não dar para ver, pode ser difícil de explicar. O fato é que, dentro de uma pequena porta de nossa casa sobre rodas, tem muita tecnologia: 12V, 110 V, 220 V, corrente contínua com onda reta, corrente alternada com onda pseudo-senoidal, e por aí vai…

Para ficar mais fácil, vamos chamar “eletricidade” de “corrente elétrica”.

Usando como exemplo a bateria do carro, vamos tentar explicar melhor a corrente contínua. Quando colocamos uma lâmpada nos polos da bateria, fechamos uma corrente de elétrons do positivo para o negativo e ela acende.

Já na corrente alternada, a de casa, a corrente se alterna, o que era positivo vira negativo, numa frequência de 60 vezes por segundo (na Europa é de 50 vezes).

A corrente elétrica de casa tem 110 ou 220 volts, e a da bateria tem 12v, às vezes 24v.

Nosso motor home está preparado para trabalhar com tudo isso. Podemos usar a energia da bateria da casa, do alternador do carro (enquanto estamos com o motor ligado), das placas solares e energia externa 110 e 220 volts.

Se pudéssemos ter todos nossos aparelhos e eletrodomésticos rodando com 12v seria ótimo, pois é a bateria da casa que realmente nos dá independência. Mas, por vários motivos, não conseguimos isso. De fato, cada vez que transformamos uma fonte de energia em outra (por exemplo 12v em 110 volts), sempre promovemos perdas, sendo assim, quanto mais unificado for o sistema, melhor.

Para compreender melhor toda a instalação elétrica, nossas fontes de eletricidade e suas conexões, te convidamos a assistir ao vídeo. E se restarem dúvidas, ou quiser conversar mais sobre o tema, escreva pra gente!


Gostou? Então assista à série onde contamos como é viver num motor home como nômades, falando sobre tudo o que aprendemos em mais de 20 anos de estrada:



Adquira nossas publicações e tenha acesso a conteúdo de qualidade para planejar e executar sua viagem de bicicleta!


CLIQUE AQUI para ler mais artigos e ver mais vídeos com o tema “viver num motor home como nômades”.