INTEGRANTES

Vivendo como nômades a mais de 20 anos, Rafaela Asprino e Antonio Olinto já mapearam e publicaram em livros mais de 7.000km de trajetos no Brasil, uma verdadeira rede de caminhos cicláveis que conectam o país desde Gramado, no Rio Grande do Sul até a Chapada Diamantina, na Bahia.

Além dos livros e este site especializado em Cicloturismo, o casal mantém um Canal do YouTube e perfil do Instagram, onde compartilham suas experiências de vida nômade e viagem em bicicleta pelo Brasil e pelo mundo.


Um pouco mais sobre os Integrantes do Projeto de Cicloturismo no Brasil:

Antonio Olinto Ferreira nasceu em uma pequena cidade no interior de São Paulo (com 11.000 habitantes) chamada Ipaussu. Com 16 anos foi morar com seus irmãos em Curitiba – PR, onde completou o ensino médio e se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1990.

Em 1992, após um ano e meio de formado, já sentindo o peso das responsabilidades profissionais nas costas, resolveu comprar uma bicicleta e pedalar todas as manhãs para perder um pouco da barriga que já acumulara. O exercício virou paixão, e o advogado não pensava mais em aventuras de motocicleta como fizera até então, começou a imaginar uma viagem de bicicleta pela Europa por um ano, visitando os parques nacionais europeus.

Em 22 de maio de 1993 aterrissa em Madri com sua bicicleta na bagagem. Da Espanha pedalou para Portugal e, de volta à Espanha, realizou o Caminho de Santiago de onde obteve o aprendizado de um tipo diferente de viagem: uma viagem onde move-se devagar e aprende-se muito com todos os obstáculos do caminho.

Os sonhos do paulista do interior se ampliaram e Olinto decidiu pedalar e viajar até onde pudesse. Após passar por 13 países da Europa, ele percorreu 1 da África, 9 da Ásia e 11 da América, só retornando para o Brasil em outubro de 1996. Três anos e meio, 46.620 km pedalados por 4 continentes, 81 Parques Nacionais visitados por todo o mundo.

Durante 1997 Olinto escreveu um livro falando sobre a volta ao mundo, intitulado “No Guidão da Liberdade”. Em 1998 passou a morar em um motor-home e por dois anos dedicou-se ao ensino das novas normas de trânsito referentes à bicicleta em escolas de ensino fundamental. Olinto falou com quase 60.000 crianças de vários estados brasileiros. Juntamente com este trabalho, o cicloturista pesquisou e mapeou roteiros, produzindo diversos artigos para revistas especializadas, além de videoreportagens para TV, sempre com o intuito de incentivar as pessoas a viajarem de bicicleta.

Os trabalhos ganharam reconhecimento internacional quando proferiu palestras em congressos internacionais como o “Velocity” – Áustria, a “Jornadas de Betanzos” – Espanha , a “V Jornadas – El Mundo en Bicicleta” em Burgos – Espanha, além de outras palestras no País Basco.

Em 2007 lança seu primeiro Guia de Cicloturismo – “Mantiqueira”, inaugurando o início de um projeto ainda maior, o Projeto de Cicloturismo no Brasil. Com a participação ativa de sua companheira Rafaela Asprino, atualmente o Projeto conta com uma grande gama de publicações (veja uma lista das obras publicadas). 


Rafaela Asprino nasceu na capital paulista, onde se formou e trabalhou por 10 anos como arquiteta. As artes manuais estiveram presentes desde a infância, e mais intensamente em seu trabalho como arquiteta especializada em Arte Sacra em diversas capelas e igrejas do Brasil.

Apesar da paixão por conhecer o mundo, os compromissos do dia a dia restringiam suas viagens às férias e feriados. Sozinha, com sua mochila, conheceu vários estados brasileiros e oito países europeus.

Sempre teve como hobby as pedaladas pela região norte da cidade, utilizando a bicicleta como meio de transporte. Em 2006, depois de participar de um passeio ciclístico por estradas de terra, decidiu começar a treinar regularmente para poder chegar onde quisesse com sua bicicleta. Treinava diariamente, participando de competições e de pequenas viagens.

Em julho de 2007, percorreu o Caminho da Fé, sua primeira experiência de cicloturismo autônomo. Poucas semanas depois, por intermédio de uma amiga em comum, conheceu Antonio Olinto, e com ele a liberdade de uma vida simples fora da grande cidade.

Em 2008 deixou os dois empregos, um em São Paulo e outro em Brasília, alugou seu apartamento, vendeu o carro e eletrodomésticos, passou a viver e viajar com Olinto e a trabalhar no Projeto de Cicloturismo no Brasil

Essa nova fase foi marcada pelo desenvolvimento das habilidades na área de programação visual, desenho e fotografia, formas importantes de documentar através da composição, da luz e da sombra, as experiências vividas nas viagens em bicicleta pelo Brasil e pelo mundo.


Atualmente Olinto e Rafaela vivem em um motor home e dedicam-se a fazer mapeamentos e guias de cicloturismo em várias regiões do Brasil. Em suas férias, guardam o motor home e partem somente em bicicleta para explorar alguma região exótica do planeta. Além das palestras, os livros, guias e documentários têm sido o carro-chefe deste trabalho de divulgação do cicloturismo e têm servido de base para vários cicloturistas. O objetivo é fazer uma rede de guias que se interligam, possibilitando ao viajante desde um passeio de final de semana até a travessia do país em grandes viagens.



Para saber mais sobre os integrantes e seu dia a dia no motor home e em viagens de bicicleta é só clicar:


Conversa no Podcast Pedarilhos

Posts com a tag Estilo de Vida Nômade


Entrevista para Isto É Independente:


Artigo para a Revista Motor Home


Entrevista no Onde Pedalar | série Casais Pedal


Saiba como funciona na prática o nosso Projeto:


Vídeo onde comentamos sobre nosso dia a dia no motorhome:


Ajude-nos a divulgar o cicloturismo nas redes sociais: