SANTA CATARINA

Em junho de 2010 percorremos o estado de Santa Catarina para participar de três palestras e aproveitamos para desfrutar da convivência de grandes amigos e das belezas naturais da região. A primeira palestra aconteceu na cidade de Joinville, com o apoio do movimento Pedala Joinville representado pelo Laércio, do Colégio Elias Moreira e mais cinco bicicletarias da cidade, entre elas a Turnes Bike.

Em Joinville desfrutamos da companhia de velhos amigos, o Gruba e a Morgana, que nos levaram à cidade histórica de S. Francisco do Sul. O Olinto conheceu o Gruba em Joinville, numa das primeiras exposições fotográficas sobre a Volta ao Mundo.

De Joinville seguimos pela serra D. Francisca, passando por São Bento do Sul e Corupá, para chegar até Jaraguá do Sul, onde visitamos outros amigos viajantes, o Cláudio e a Joyce, do Terra sem Fronteiras, que já fizeram grandes viagens em Land Rover pelo Brasil e pela América, até o Alasca. Em sua casa tivemos o imenso prazer de encontrar o Rudnick e a Michelle, que acabaram de retornar de uma volta ao mundo em Land Rover. O Rudnick é personagem do livro 7 Passos Andinos, ele e o Olinto se conheceram no passo de Sico e nunca mais haviam se encontrado!

Partindo de Jaraguá do Sul seguimos pela região do Vale Europeu, passando pela cidade de Pomerode, até chegar em Blumenau, local da segunda palestra. O evento teve o apoio da Twins Bike Shop e da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias, representada pelo Renato Jünge.

Várias cidades de Santa Catarina estão à frente do resto do país no que diz respeito à bicicleta. Em Blumenau existe uma grande malha de ciclovias e vários pontos com bicicletas para aluguel. Ainda em Blumenau fomos convidados para um pedal na Nova Rússia, bairro no extremo sul da cidade, beirando o PN Serra do Itajaí. O bairro e arredores, com cachoeiras, trilhas e diversos recantos, é um dos principais e mais antigos locais de prática de cicloturismo na região. Esse pedal foi organizado pelo Wilberto Boos, que já iniciou muita gente no ciclismo, inclusive o Renato.

O pedal foi acompanhado pelo Guarda Municipal Petris, que trabalha de bicicleta no trânsito da cidade. Ele já aplicou multas a motoristas que ultrapassam os ciclistas a menos de 1,5m de distância!!! Até onde sabemos, é o único caso de multa por este tipo de infração. Seria bom ter mais “Petris” por aí nas cidades do nosso país! Neste pedal também tivemos a companhia do Renato, Marta e Jonatha. O Jonatha é do Caminhos do Sertão. Ele, o Dudu e o Fernando foram grandes parceiros e incentivadores para a realização das palestras.

De Blumenau seguimos para Florianópolis passando pelo belo litoral de Santa Catarina, que faz parte do circuito Costa Verde & Mar. Em Bombinhas tivemos a oportunidade de presenciar o mutirão dos pescadores para a pesca da tainha.

A última palestra aconteceu em Florianópolis, com o apoio do Della Bikes, e do Caminhos do Sertão. Aqui também tivemos o prazer de receber amigos que sempre nos acompanham: o André Pinnola do Rio de Janeiro, o André Costa dos Pedarilhos, o Sérgio e a Gisella do Euro no Pedal, o André Piva da Bike na Mídia, o Luiz Pereira, o Duan e outros cicloturistas que conhecíamos apenas por email.

Depois de visitar algumas praias de Florianópolis seguimos visitando outras belezas de Santa Catarina:
Em Urubici visitamos o Morro da Cruz e o Morro da Igreja onde acampamos com nosso motor home até o dia seguinte, apreciando a maravilhosa vista e o frio que de madrugada chegou a -4 graus. No dia seguinte fizemos um pedal pela Serra do Corvo Branco.

Seguindo a viagem passamos por São Joaquim e pela Serra do Rio do Rastro, até chegar em Laguna, cidade da heroína brasileira Anita Garibaldi. Laguna foi ponto importante na época do Tratado de Tordesilhas, pois era a localidade mais ao sul pertencente à Coroa Portuguesa.

A partir de Laguna pedalamos até o Farol de Santa Marta, inaugurado em 1891. O farol funciona com uma ótica hiper-radiante, de 1330mm de distância focal, a única no Brasil e uma das poucas ainda em funcionamento no mundo. No último dia de viagem por Santa Catarina pedalamos até a praia do Gil para conhecer a Pedra do Frade, impressionante monolito de 9m de altura e 5m de diâmetro, inclinado e apoiado somente por três pontos. Há quem acredite que a pedra foi colocada ali como marco para o Tratado de Tordesilhas….

(Agradecemos ao Jonatha do Caminhos do Sertão, Alê da Turnes Bike, Rocha e família da Twins Bike e Laércio do Pedala Joinville por cederem algumas fotos para esta postagem)


SAIBA MAIS SOBRE O NOSSO PROJETO E ESTILO DE VIDA NÔMADE