viagem-bicicleta-serra

GUIA de CICLOTURISMO MANTIQUEIRA

2ª edição – 2008 – atualizada em 2011 e rediagramada em 2016
Livro: 118 páginas, formato 21 x 14,5 cm, com espiral, em papel reciclato

ADQUIRA O GUIA DE CICLOTURISMO MANTIQUEIRA e tenha acesso a informação de qualidade para planejar e executar sua viagem.

Desde que cheguei da viagem de volta ao mundo, minha intenção sempre foi divulgar o cicloturismo no Brasil. Ao terminar de escrever o livro “No Guidão da Liberdade”, minha ideia era produzir roteiros fornecendo as informações necessárias às pessoas interessadas em iniciar-se na prática do cicloturismo. Realizei alguns roteiros que foram publicados por revistas especializadas e consultados por muitos que acessaram minha web page. Em 2007 finalmente realizei um sonho: comecei a produzir uma série de guias de cicloturismo.

Guia de Cicloturismo Mantiqueira - 2a edição atualizada e rediagramada

No Brasil, nem todos os caminhos são apropriados para o cicloturismo, por isso é prudente ir até uma região que ofereça as melhores condições para pedalar tranqüilamente. O primeiro guia é sobre uma região muito interessante perto de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a Serra da Mantiqueira.

Devido ao potencial hídrico da região, o índio a chamava de Amantingir, “a serra que chora”. A natureza é pródiga, ela lhe oferece, todos os dias, belos pores de sol, magníficas paisagens, e milhões de litros de água em suas cachoeiras para todos aqueles que decidirem aproveitar deste presente gratuito.

Com este guia você poderá descobrir todo o encanto desta região em uma velocidade natural, montado em sua própria bicicleta.

O grande diferencial do Guia de Cicloturismo Mantiqueira é que o cicloturista pode explorar toda uma região com total liberdade, sem ter que ficar preso à estreita linha de um trajeto previamente percorrido por alguém. Procurei explorar a região e dar praticamente todas as opções possíveis para o deslocamento de uma cidade à outra, deixando para o viajante a tarefa de decidir o que, para ele, é mais conveniente e ou agradável.

São 1800 km planilhados entre 11 cidades na região, entre Joanópolis e Campos do Jordão de um lado e do outro da Mantiquiera, com mapas específicos, orientação do caminho, distâncias parciais e o perfil altimétrico da estrada. Além disso, o viajante conta com sugestões de onde ficar, como chegar, bicicletarias, mapas das cidade, curiosidades e todo um capítulo dedicado à preparação, para que não faltem informações no planejamento da viagem.

Cada circuito de uma cidade à outra possui um mapa bastante específico, mas preparei também um exclusivo mapa geral da região para facilitar a escolha do itinerário. Outra novidade é que os circuitos estão calibrados no sentido de ida e volta, possibilitando ao cicloturista escolher o ponto de partida e mudar de direção quando queira. Ou seja, finalmente um guia que possibilita que o cicloturista faça seu próprio caminho sem ser obrigado a seguir um roteiro pré-determinado.

São 118 páginas de pura informação, sem propaganda, tudo isso para que o cicloturista possa bem planejar e aproveitar o tempo que tenha na região, desde um simples final de semana até mesmo todo um mês de férias, quando poderá fazer como se diz em um game: Zerei o guia!!

Meu desejo é que os viajantes munidos de informação tomem a iniciativa de começar logo suas viagens de bicicleta e percebam, como eu, a maravilha que é o cicloturismo. A natureza, generosa e bela, assim como as experiências do caminho estão esperando pelos que decidirem realizar seus sonhos de viagem.

Boa leitura, bom treino, e boa Viagem!!!

PASSEIO FOTOGRÁFICO PELA MANTIQUEIRA
Coletânea das melhores imagens captadas durante o mapeamento, em alta definição, e a indicação sistemática das atrações dos circuitos no mapa geral, facilitando a identificação das cachoeiras e atrações que deseja ver pelo caminho!

Veja a reportagem sobre os guias da Mantiqueira e Caminho da Fé, concedida para Renata Falzoni na ESPN

ADQUIRA O GUIA DE CICLOTURISMO MANTIQUEIRA e tenha acesso a informação de qualidade para planejar e executar sua viagem.

compartilhe!
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail