TREINAMENTO PARA VIAJAR DE BICICLETA
TREINAMENTO PARA VIAJAR DE BICICLETA
Em todos os nossos Guias para Cicloturismo e Caminhada você encontrará um capítulo completo com dicas para se preparar para sua viagem. Transcrevemos algumas delas aqui:
Em uma viagem de bicicleta geralmente não se buscam recordes, tampouco grandes velocidades, e sim, aprendizado, conhecimento, vivências e lazer.
Por isso o condicionamento necessita ser bom o bastante para evitar que as dores e a estafa muscular absorvam o deleite. Não é necessário velocidade, mas, constância. Constância no ritmo de 70 pedaladas por minuto seja em subidas ou descidas e constância na freqüência das saídas para treino.
Mesmo que você não possua muita força ou resistência (grupo em que nos enquadramos) ou que não esteja muito treinado, poderá aprender a utilizar a paciência, a persistência e a disciplina como aliadas. Para isso, precisará também de um pouco mais de tempo na realização da viagem. Com tempo poderá adquirir condicionamento na própria viagem.
Por outro lado, com a falta de tempo para uma recuperação efetiva na própria viagem, é imperativo que o cicloturista faça um forte treinamento prévio e, mesmo assim, não esqueça que não há treinamento que se equipare a uma viagem de verdade. Na viagem, o cicloturista enfrenta inúmeras variantes imprevisíveis como chuva, frio, relevo e acidentes de percurso que podem atrasar o horário das refeições, do banho ou do sono.
De forma geral, aconselhamos como treinamento para viajar de bicicleta, pedalar no mínimo uma hora por dia, além de alguns testes nos finais de semana. Nestes testes o cicloturista deve pedalar por 5, 6, 7 ou quantas horas possa suportar para ter uma ideia de como e em quanto tempo poderá vencer cada etapa do caminho.
Pedalar ao menos uma hora por dia sob quaisquer condições climáticas gera um ingrediente fundamental no viajante, a endurância ou resistência, que é vital em todos os tipos de viagem de bicicleta. A endurância é que nos dá a coragem e disposição de prosseguir a viagem mesmo que, nas primeiras horas do dia, o clima esteja péssimo ou que nos sintamos esgotados após o terceiro ou quarto dia de viagem, quando a primeira empolgação já se foi.
Entretanto, mesmo em uma região com aclives acentuados, acreditamos que com paciência e com o intervalo de um dia a cada roteiro pode-se conseguir condicionamento na própria viagem.
Ou seja, o melhor treinamento para viajar de bicicleta é pedalar.
Não é necessário treinar todos os dias. Tire folgas antes ou depois de fazer um teste de final de semana. Geralmente o bom condicionamento físico só chega após uns três meses de treino sério. Por isso planeje com antecedência suas viagens.
Desde o início do treinamento para viajar de bicicleta, é imprescindível que a bicicleta esteja equipada com um ciclocomputador. Com ele o cicloturista possde acompanhar a sua evolução física. Conforme nossa experiência e a média das pessoas que encontramos pelo mundo viajando de bicicleta, um bom teste é conseguir fazer 100 km em um único dia (para homens e mulheres). Caso consiga realizar esta distância, sem sofrer um desgaste sobre-humano, o cicloturista já pode se considerar diplomado para viajar para qualquer lugar do mundo com sua bicicleta.
Continue lendo sobre treinamento para viajar de bicicleta no artigo Preparação física para Cicloturismo
LEIA SOBRE OUTROS TEMAS:
Conheça nosso livro de PREPARAÇÃO PARA UMA GRANDE VIAGEM DE BICICLETA!
Em nossos GUIAS e LIVROS você tem acesso a informação de qualidade para planejar e executar sua viagem.
Está procurando uma loja especializada para adquirir seus equipamentos? Nós sugerimos a Loja Virtual Pedarilhos, dos amigos cicloturistas André Costa e Ana Vivian, pioneira no comércio eletrônico de equipamentos e acessórios para Cicloturismo e Aventura ao ar livre no Brasil.