Cicloturismo no Alto Sertão Alagoano e Rio São Francisco
Cicloturismo no Alto Sertão Alagoano: travessia de bicicleta desde o Rio São Francisco até a divisa de Alagoas com Pernambuco.
Este trajeto, com mais de 170 km, segue de Paulo Afonso/BA à Inajá/PE, passando por Piranhas/AL e Canindé de São Francisco/SE, atravessando o Alto Sertão Alagoano e 3 divisas de estado.
Partindo de Paulo Afonso, a bela ponte metálica sobre o Rio São Francisco é a passagem pela qual nos despedimos da Bahia e começamos a vivenciar a realidade do Alto Sertão Alagoano.
A mudança é sutil, mas, lentamente, vamos percebendo as diferenças entre um estado e outro. Depois de tanto tempo na Bahia, sentimos que ainda tem muito Brasil pela frente!
Antes de atravessar o Estado do Alagoas, convidamos o cicloturista a viajar pelas paisagens, sítios históricos e arqueológicos do Rio São Francisco, e pelas histórias do cangaço, visitado as cidades de Piranhas/AL e Canindé de São Francisco/SE.
A partir de Piranhas, a linha direta para o norte nos conduz pela paisagem de um sertão diferente, com serras suaves, grandes árvores e clima mais fresco. Por fim, o caminho pela BR 316 segue direto a Inajá. Desfrutando das pedaladas pela rodovia, que mais se parece com uma grande ciclovia, chegamos ao Pernambuco, o último estado dessa travessia.
Assista à série de vídeos sobre todo o Circuito Sertão do Nordeste, com a travessia do Alto Sertão Alagoano:
Veja algumas fotografias do Roteiro de Cicloturismo pelo Alto Sertão Alagoano: