O Caminho da Liberdade em 25 anos de Volta ao Mundo de Bicicleta
O Caminho da Liberdade em 25 anos de Volta ao Mundo de Bicicleta
PREFÁCIO da 5a EDIÇÃO do livro NO GUIDÃO DA LIBERDADE
No horizonte, um ideal.
O sonho…
Olhar para dentro é, possivelmente, a forma mais pura de encontrar um caminho.
Num mundo que nos estimula constantemente a olhar para fora, conectar-se ao próprio íntimo talvez seja uma das tarefas mais difíceis do nosso tempo. Gosto de pensar que, mesmo distraídos, nós atraímos o que está conectado à essência do nosso ser.
Foi assim que este livro chegou até mim.
E com ele um companheiro. E um estilo de vida.
E então, quase como uma revelação, esse encontro evidenciou a máxima: “siga seus sonhos (ideais), eles sabem o caminho”.
Mesmo que eu nunca tivesse reconhecido em mim o espírito nômade, ali estava a minha verdade, escrita e descrita de uma maneira muito mais criativa do que se eu mesma tivesse inventado.
Transitar pelas histórias deste livro foi mais que conhecer um homem e suas aventuras. Foi descobrir uma forma de existência e compreender que viver a experiência da liberdade está ao alcance daquele que se propuser a abraçar a responsabilidade sobre seu destino.
Em busca de respostas, ou apenas entretenimento, assim como eu, milhares de pessoas já se permitiram viajar nestas páginas e, através delas, penetrar na realidade de um mundo palpável, feito de rostos, sabores e sentimentos.
Esse mundo revelado ao Olinto foi possível porque ele fez da simplicidade sua linguagem. Com apenas uma bicicleta e alguns equipamentos de camping, ele foi capaz de perpassar uma diversidade de paisagens e culturas. Justamente pelo despojamento de seus meios, ele pode fazer-se semelhante em praticamente todos os lugares.
Há 25 anos, Olinto voltou para a realidade onde nasceu trazendo em sua bagagem a “boa nova” de si. A vontade de ir além de suas próprias fronteiras permanece como estímulo para que ele continue experienciando o mundo exterior, num movimento de renovação de seu íntimo. E como consequência, no mesmo ciclo de suas pedaladas, ele devolve ao mundo esse impulso de movimento, através de suas palavras e seu exemplo.
Para mim, a 5a edição de No Guidão da Liberdade é um símbolo – e a celebração – da continuidade e transformação constante da existência do Olinto, a qual tenho a felicidade e a honra de compartilhar.
Rafaela Asprino
Para saber mais e adquirir a edição comemorativa de 25 anos de volta ao mundo em bicicleta do livro No Guidão da Liberdade, é só clicar: