ciclista-caminhante-santiago-brasileiro-peregrinacao-minas-gerais-sao-paulo-aparecida

GUIA CAMINHO DA FÉ para ciclistas e caminhantes

NOVIDADE: download gratuito com atualização do conteúdo do Guia. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS!

SOBRE O GUIA

cicloturismo-peregrinacao-aparecida-viagem-bicicleta

Das milhares de pessoas que leram o livro de Paulo Coelho, sou um daqueles que teve a felicidade de realizar o Caminho de Santiago. Seguramente muitos dos que realizaram o Caminho de Santiago se perguntaram: Por que não existe um caminho destes no Brasil?

Pois bem, o Caminho da Fé tem sido reconhecido como a melhor adaptação do Caminho de Santiago no Brasil. Ele já atrai cerca de três mil pessoas por ano entre caminhantes e ciclistas.

Esporte, aventura, paz, conhecimento, introspecção… Cada um, ao pegar seu cajado ou montar em sua bicicleta, parte em busca de algo e certamente encontrará. De nada adianta ficar especulando e nunca dar o primeiro passo, pois só aqueles que realmente percorrem o Caminho aprendem seus ensinamentos…

Com a experiência de anos de peregrinação através do mundo, coletamos neste guia todas as informações que pensamos ser importantes para fazer o Caminho da Fé, do treinamento ao dia a dia das longas caminhadas e pedaladas.

Bon Camino peregrino! 
Antonio Olinto e Rafaela Asprino

4ª edição – 2014 + ATUALIZAÇÃO – DOWNLOAD GRATUITO
Livro: 160 páginas, formato 21 x 14,5 cm, com espiral + encarte no formato 20 x 28 cm, tudo em papel reciclato

FAÇA SEU PEDIDO!

NOVIDADES da 4a EDIÇÃO

FAÇA SEU PEDIDO!

Passeio Fotográfico pelo Caminho da Fé

Imagens fotográficas em alta definição, coletadas durante os trabalhos de mapeamento.

…emocionei-me. Olinto conseguiu escrever um guia muito especial porque observa história, paragens, pessoas, particularidades com sutileza de um observador que, além de guiar o peregrino, fará com que o desperte para viver a alma do Caminho. Iracema Tamashiro – Diretora da Ass. dos Amigos do Caminho da Fé, 2007

Caminhando em Santiago de Compostela encontramos muitos peregrinos com guias do caminho. O presente guia é exatamente o que nos faltava, com ele o peregrino poderá planejar com segurança todos os dias de sua caminhada. Almiro José Grings -Diretor presidente da Ass. dos Amigos do Caminho da Fé, 2007

COMO FUNCIONA O CAMINHO?

Nos mesmos moldes do Caminho de Santiago, o Caminho da Fé está estruturado em uma linha que passa preferencialmente por caminhos de terra.

Os pontos de início são as cidades de São Carlos – SP (no ramal oeste), Mococa – SP (no ramal norte) e Sertãozinho – SP (no ramal noroeste). Os ramais oeste e noroeste se unem próximo ao distrito de São Roque da Fartura, município de Águas da Prata – SP, e seguem juntos até Aparecida – SP e o ramal noroeste se une ao Caminho na altura de Tambaú. Em 2010 o Caminho foi ampliado, com mais dois pontos de início, Aguaí e Divinolândia.

Todo o percurso do caminho está marcado com setas amarelas e/ou placas informativas. As setas guiam os peregrinos entre as cidades e dentro delas, seguindo até a porta das pousadas que são credenciadas e comprometidas com o projeto do Caminho da Fé. Várias delas oferecem descontos aos peregrinos (não é obrigatório hospedar-se nessas pousadas).

O Caminho é bem sinalizado; existem muitas setas principalmente em lugares relevantes, como os cruzamentos. Elas podem estar pintadas no chão, em postes de luz, muros, cercas, árvores e até cupinzeiros. O guia comenta cada cruzamento relevante e mesmo que o vandalismo ou as intempéries destruam um ou outro sinal, a planilha sempre será um recurso válido.

CREDENCIAL

A credencial é como uma identificação do peregrino, dá direito a descontos em várias hospedagens e serve para colecionar os carimbos que provam a realização do circuito. Ao final, em Aparecida, você poderá solicitar um certificado de conclusão do caminho. O certificado será confeccionado pela própria Igreja.

Seja qual for o ponto por onde se deseje começar o caminho, é importante informar-se onde pode ser adquirida a credencial do peregrino (valor de R$ 10,00), veja uma lista atualizada no site da Associação do Caminho da Fé.

COMO UTILIZAR O GUIA?

Cada capítulo do guia pode ser considerado uma etapa. No capítulo você encontrará: curiosidades do local, empresas de ônibus que servem a localidade, bicicletarias, bancos, pousadas, restaurantes e um mapa da localidade com as vias de entrada e saída em evidência. Além disto, ainda terá o comentário da etapa seguinte, um gráfico com o perfil altimétrico do caminho, um mapa e uma planilha minuciosa do caminho subseqüente, ou seja todas as informações sobre a etapa seguinte a partir da localidade em que está lendo.

Para ajudar na preparação você tem ainda um capítulo inteiro com tudo o que precisa saber sobre equipamentos (para ciclistas e caminhantes, bicicleta e mochila), acessórios, treinamento, alimentação, vestimenta e uma lista do que levar na bagagem.

Confira também a lista atualizada das pousadas do Caminho (dados da Associação dos Amigos do Caminho da Fé).

Veja a reportagem sobre os guias da Mantiqueira e Caminho da Fé, concedida para Renata Falzoni na ESPN

Clique para adquirir o GUIA CAMINHO DA FÉ para Ciclistas e Caminhantes!